Home Últimas Notícias Violência no campo leva Brasil ao banco dos réus de corte internacional

Violência no campo leva Brasil ao banco dos réus de corte internacional

de tvcatalao


A vítima tinha 40 anos. Manoel deixou a esposa, Edileuza Adelino de Lima, grávida de dois meses, e um filho de quatro anos, Manoel Adelino.

A investigação, porém, foi marcada por falhas e demora. Segundo as entidades que denunciam o caso, isso “viola o direito à integridade psíquica e moral dos familiares da vítima, além dos direitos às garantias judiciais e à proteção judicial, conforme determina a Convenção Americana sobre Direitos Humanos”.

“O assassinato de Manoel Luiz é mais um caso que integra uma longa série de violações de direitos humanos relacionados à luta pela terra no Brasil”, disse Eduardo Baker, advogado e coordenador do programa de Justiça Internacional da Justiça Global.

“Agora a Corte terá a oportunidade de se pronunciar, em mais detalhes, sobre a relação entre a ausência de uma estrutura fundiária justa, a luta pela terra e a violência contra quem atua nessa luta”, comenta o advogado Baker.

“O caso Manoel Luiz é a história de mais um agricultor que foi covardemente assassinado”, denuncia João Muniz, agente da Comissão Pastoral da Terra da Paraíba.

“Ele saiu do acampamento e foi em uma barraca comprar alimentos para o pessoal junto com outros companheiros. Na volta, o acampamento estava cercado por capangas. Alguns companheiros conseguiram correr, mas ele foi alvejado e faleceu no local. Teve o julgamento em que os acusados foram absolvidos”, diz Muniz.





Source link

You may also like

Deixe um comentário

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00